quarta-feira, 30 de julho de 2008

Daonde vem a fé?

Bookmark and Share Bookmark and Share
A fé em Deus é, sem dúvidas, algo que aos crédulos é natural, mas que aos incrédulos pode parecer uma viagem a um mundo de fantasia.
Nunca fui um ateu, mas imagino que alguns deles devem ficar instigados em tentar entender como funciona a fé, enquanto que outros devem considerá-la apenas um refúgio dos fracos que tentam solucionar suas carências através da confiança em algo que não se vê. Pelo menos é o que eu acho, e de certa forma concordo com a segunda idéia proposta..
Eu acredito que a fé é um dom de Deus, que Ele dá a quem quiser, e não pode ser alcançada pelos homens por conta própria. Sendo Deus assim, Deus é responsável 100% pela salvação do homem, sendo que este é apenas “vítima” da misericórdia de Deus, sem qualquer colaboração para sua salvação.

Vamos pensar um pouco, a bíblia diz que o homem é salvo pela fé, e também diz que somos salvos pela Graça de Deus e não merecemos a salvação, então eu pergunto: Se de alguma forma obtivermos a fé por nossas próprias forças, então por que não mereceríamos a salvação? Se crer ou não cabe unicamente a nós, então a fé não pode ser considerada uma obra? A obra de crer?

Ou seja, se alguém crê que é responsável pela própria salvação, então afirma que salvação não vem pela Graça, mas no mínimo por sua obra de crer. Ainda pode haver aqueles que acham que a salvação vem pela junção Graça + Obra, mas isso a bíblia derruba claramente..

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
(Romanos cap.11 vs.6)
Mas somos mesmo salvos pela Graça?
De novo a bíblia é clara:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
(Romanos cap.2 vs.8,9,10)
Mas e as boas obras?
O último versículo explica bem, mostrando que as obras são fruto da fé e não um complemento. Deus as preparou para as pratiquemos, mas isso não significa que elas nos conferem qualquer crédito salvífico.. São apenas um sinal de nossa obediência a Ele. E claro, não temos méritos nisso:
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. 

(Filipenses cap.2 vs.13)
É um pensamento duro de aceitar, pois percebemos que nada somos e que nada do que fazemos é suficiente para nos garantir a salvação, somos fracos, e é justamente isso que a bíblia nos mostra, sendo nós como vasos nas mãos do oleiro.
Sugestão: Ler Romanos capítulo 9 inteiro. (e se possível o livro todo)

Desta forma, cabe a nós seguirmos aquilo que Deus nos deixou revelado em Sua Palavra, obedecendo a Sua Vontade e agradecendo por Sua Misericórdia em nossas vidas.



Acrescentado em 23/10/2017:
Obs.: Ateus também tem fé, mas não a fé salvífica, direcionada a Deus. Eles exercem fé no 'objeto' errado, e por mais que neguem, assumem pressupostos sem se basearem em fatos concretos e indubitavelmente comprováveis.
Mais isso é assunto para outro texto...