segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cristão apesar da bíblia??

Bookmark and Share Bookmark and Share

Participando de muitos debates e conversas com temática cristã, geralmente encontro muitas versões para um mesmo assunto.
Cada pessoa com uma diferente visão, argumentando de diferentes formas em sua própria defesa. Alguns desses argumentos são:

1) Razão
A pessoa diz que sua explicação sobre determinado tema é a que faz mais sentido ou tem mais lógica.

2) "Porque sim"
É triste, mas vejo muitos casos de pessoas que simplesmente adotam uma visão porque acham que é a correta. Tem a ver com o 1º item, mas nesse caso a base não é unicamente a lógica, mas a "fé" naquilo, mesmo sem qualquer outra fonte que confirme sua visão.

3) Contextos históricos / ciência
Mesmo que vá contra o que a bíblia indica, alguns cristãos assumem certas informações sugeridas pela Ciência e pela História, desconsiderando a inerrância da bíblia.

4) Base bíblica
A pessoa usa a bíblia como fonte, e não coloca nada acima dela. Entendem que o que está ali escrito é a Palavra de Deus.

Certamente existem outras posturas, mas essas, creio que sejam as principais..

Então eu pergunto: É coerente um cristão assumir um dos 3 primeiros itens ao invés da base bíblica??

Alguns consideram partes da bíblia e ignoram outras...
Sim, uns desprezam Paulo e suas epístolas e admitem somente os 4 evangelhos; outros consideram o Velho Testamento como obra humana, e não condizente com o Novo; uns aceitam alguns atributos de Deus e ignoram outros; e por aí vai...

Mas eu faço outra pergunta: Se a bíblia não servir como base de fé, em quê ou em quem nos basearemos??

Creio que a bíblia seja a única fonte absoluta da Verdade de Deus, sua Palavra, e que não há outro meio de ser salvo que não seja através da vivência da mensagem nela existente..

Sem a bíblia, como saberíamos da vida de Jesus e da maneira como Deus nos amou graciosamente, e por misericórdia nos deu salvação??

Entendo que se o Deus do Velho Testamento é uma obra humana, que não condiz com o Deus de amor do Novo Testamento, então Jesus foi cúmplice nessa enganação, pois não fez qualquer acusação sobre a possível adulteração das Escrituras.

Entendo também que se a bíblia fosse alterada no decorrer dos tempos, de alguma forma atenderia os interesses de quem o fizesse, mas isso não acontece... Ela trata de deixar bem clara a total depravação da humanidade, e sua incapacidade de salvação, independentemente de classe social, raça, gênero, idade... Sendo assim, não há um justo sequer, ninguém que seja favorecido pelas palavras da bíblia...

Querer selecionar o que vale ou não vale na bíblia, é ser o "dono da verdade", coisa que ninguém tem a capacidade de ser..

Se nossa convicção se basear em razão, cultura, ciência ou qualquer outra fonte humana, sempre haverá inúmeras "verdades", pois o ser humano não é absoluto, mas sim um ser em constante mudança e vítima de suas próprias limitações.

Logo, se nossa convicção não tiver base na bíblia, crendo nela como a Palavra de Deus, inerrante e imutável, escrita por pessoas inspiradas por Deus, então nunca poderemos anunciar a Verdade, pois não a conheceremos..


Que a FÉ sobrepuje a razão, e que entendamos que nosso senso de justiça, para Deus é como absorvente usado...



"Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo." (Agostinho de Hipona)




SOLA FIDE
estevao disse...

"Que a FÉ sobrepuje a razão, e que entendamos que nosso senso de justiça, para Deus é como absorvente usado..."

Mas é o que mais se vê, não?
Lamentável, em debates que participamos, o contrário ocorrrendo, a razão acima da fé.....nas escrituras.
Bem Disse Jesus: "Se crerdes cfme diz as escrituras, rios de água viva brotarão do seu interior que jorrará para a vida eterna"
"Sola Escriptura!"

Barrabás disse...

É a velha questão do "EU".. Enquanto o foco for esse vão ter que negar a própria bíblia...

Barrabás disse...

Rodolfo, gracias por tu visita y comentario!

Si tenemos en cuenta los hechos descritos en el Antiguo Testamento como mentiras o invenciones, y que las enseñanzas se encuentran aquí son contrarias a las que llevaron a Jesús Cristo, entonces automáticamente se dice que Jesús fue cómplice por omisión de no destacar este tipo de errores ..

La única forma coherente de entender estos actos del Antiguo Testamento está lleno creen en la soberanía de Dios, que creó la historia de la humanidad desde el principio hasta el final .. Así, tanto la rebelión del pueblo judío como el ministerio de Jesús, que vino a cumplir la ley son parte del plan de Dios y Su propósito no se puede prevenir (Job 42:2)

Basarse en la percepción humana para juzgar los actos de Dios es uno de los peores errores posibles, porque nuestro sentido de la justicia es comparable al de un absorbente usado .. (Isaías 64:6)