terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EU RECOMENDO: Calvin & Haroldo

Bookmark and Share Bookmark and Share


Tempos atrás, eu estava "navegando" e não lembro por que motivo resolvi ler algumas tirinhas de "Calvin & Haroldo" (Calvin & Hobbes), e virei fã, sendo que em uns 2 ou 3 dias li umas 600 tirinhas..

(CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR)
Para quem não conhece o contexto, Calvin é um garoto de 6 anos hiperativo, que tem uma mente extremamente criativa e geralmente acaba misturando o mundo real com elementos de sua imaginação. Haroldo é seu tigre de pelúcia, mas que Calvin vê como se fosse um tigre de verdade..


(CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR)
Essas tirinhas são de autoria de Bill Watterson, que não tinha uma equipe, fazia tudo sozinho mesmo.. A primeira tirinha publicada em 1985 e a última publicação foi em 1995..

(CLIQUE NA IMAGEM 
PARA VISUALIZAR)
Para a criação dos 2 principais personagens (que dão nome á tirinha), Bill Watterson se baseou em 2 personalidades interessantes: João Calvino e Thomas Hobbes. Sendo o primeiro um dos principais nomes da Reforma protestante e bastante conhecido pelo sistema teológico que estruturou (o chamado "calvinismo"), e o segundo um famoso filósofo humanista pessimista..


(CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR)
O conteúdo das tirinhas não trata de assuntos religiosos, mas discute algumas questões que estão presentes no nosso cotidiano, mas partindo da ótica desse garotinho (já que o próprio Haroldo é fruto de sua mente fértil).


(CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR)
Para quem gosta de humor inteligente, com uma linguagem que mescla a complexidade de temas adultos com "surrealismo" criativo e fantasioso da mente infantil, fica aí minha recomendação...


(CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR)
E aos interessados, segue a dica de um blog onde se encontra inúmeras informações sobre essa bela obra, além de material de sobra pra visualização e download, incluindo as tirinhas publicadas em jornais e também aquelas que foram publicadas nos livros:


http://depositodocalvin.blogspot.com/



Apreciem!!!!



Leandro de F. Mendes disse...

De todas as tirinhas que existem, "Calvin & Haroldo" é a minha preferida!
Quem nunca se deliciou com as igênuas historias de Calvin, não sabe o que está perdendo!