segunda-feira, 30 de maio de 2011

Qual é o Verdadeiro Valor da Palavra de Deus

Bookmark and Share Bookmark and Share
Recebi uma carta da Missão Portas Abertas sobre uma campanha muito interessante, e recebi postar o conteúdo principalmente pelas histórias que são contadas nela (as imagens fui em que coloquei):


QUAL O VERDADEIRO VALOR DA PALAVRA DE DEUS

Em alguns países, possuir uma Bíblia é algo tão arriscado que, quando alguém consegue receber um exemplar, o enterra para aguardar o momento maias seguro de desfrutar das palavras contidas ali. 

Muitos cristãos em todo o mundo ainda morrem ou são presos simplesmente por possuir uma Bíblia. Para estes irmãos, as Sagradas Escrituras são guardadas como um tesouro de altíssimo valor, que pode lhes custar a própria vida.

Considere a idéia de que para nós, ocidentais, a Bíblia é sinônimo de vida, no entanto para milhões de cristãos, especialmente em países comunistas ou do Oriente Médio, a Bíblia pode significar a morte daqueles que forem descobertos com ela.

EM BUSCA DE UM ESCONDERIJO
Certa vez, após uma distribuição clandestina de Bíblias na China, uma senhora precisou enterrar seu precioso livro por questões de segurança, mas nunca conseguiu lê-lo, pois foi morta por sua fé em Jesus. Cinco anos depois, outros irmãos em Cristo encontraram aquele exemplar enterrado no quintal de sua casa e muitas pessoas acabaram abençoadas por meio das páginas daquele pequeno livro.
É comum nos países perseguidos que os cristãos compartilhem um único exemplar, por isso eles têm de arrancar as páginas da Bíblia e dividi-las, para que o maior número possível de cristãos as memorizem e sejam edificados.


Para nós, a Bíblia representa a vida. Nela estão escritos todos os registros que Deus julgou pertinentes para que o conhecêssemos e vivêssemos uma vida reta, de modo a alcançar a vida eterna.  Nós, cristãos chamados “livres”, carregamos nossas Bíblias de um lado a outro, com orgulho, debaixo do braço. Muitas Bíblias são usadas até como objetos de decoração nas casas. Os pastores brasileiros têm diversos exemplares de versões diferentes, para mulheres, crianças, estudos, com referências, mapas, notas explicativas...

... E é observando a facilidade com que temos acesso à Bíblia que podemos questionar: qual é o verdadeiro significado, a verdadeira importância das Escrituras para cada um de nós? Qual é o valor de algo que chega tão facilmente às nossas mãos? Será que a Bíblia é apenas mais um livro em nossas estantes?

COMO TERMINA A HISTÓRIA?
Lembro-me de uma história que ouvi certa vez sobre um cristão da Ásia, que, como muitos outros, possuía apenas uma página da bíblia. Isso é comum acontecer em países como Coréia do Norte e Iêmen, pois a posse (ou distribuição) de Bíblias é proibida e as poucas existentes não correspondem à necessidade.

Todos os dias o irmão Sung lia exatamente o mesmo trecho bíblico sobre Moisés. No entanto, a página que continha o fim do relato sobre a vida deste patriarca havia sido entregue a outro cristão e ele não tinha como saber o seu desfecho. Como aquele povo havia sido alimentado no deserto?

Durante meses, nosso irmão lia sua página da bíblia, ansiando para saber como a história terminava. Será que todos morreriam de fome como em seu país? Imagine-se lendo um livro de ficção com o último capítulo faltando! Ninguém pode te contar a história porque ninguém a conhece. Não existem outros exemplares disponíveis.

Era assim que aquele cristão se sentia! Sua oração todos os dias era que Deus providenciasse uma maneira para que ele pudesse ler o final da história. E assim Deus fez. Anos mais tarde, esse querido irmão teve a oportunidade de se encontrar com um pastor que possuía a bíblia completa. Sung implorou que ele lhe emprestasse a Bíblia. O pastor relutou, não sabia se podia confiar nele. A bíblia era algo raro naquele país e ele tinha receio de perdê-la ou de ser denunciado.

Quando Sung teve a oportunidade de segurar as Escrituras completas e suas mãos pela primeira vez, começou a chorar e a procurar desesperadamente pela página que completaria sua história.
Algo que conversamos muito aqui no escritório da Missão Portas Abertas é sobre como seria se a perseguição chegasse de repente ao Brasil, as Bíblias fossem confiscadas e precisássemos ser alimentados somente pelas palavras de Deus que guardamos em nossos corações. Será que seria o suficiente? Será que teríamos palavras de consolo, força e ânimo para resistir à opressão?

A PALAVRA DE DEUS NOSSAS MÃOS
Ao servir ao Senhor, precisamos fazer também a nossa parte. Os cristãos perseguidos oram constatemente, muitas vezes durante anos, para que Deus lhes envie uma Bíblia. Nós, cristãos livres,precisamos fazr mais uso dos exemplares que temos em casa e, dentro do nosso alcance, contribuir para que irmãos em países muito distantes do nosso também tenham a oportunidade de possuir a Palavra de Deus em suas mãos.
A Portas Abertas tem abençoado milhares de pessoas através de seus projetos de distribuição de Bíblias. Mas a demanda é muito grande.
Neste mês, todos os parceiros que contribuírem com R$ 112,00 receberão uma Bíblia especial para se lembrar daqueles que não têm oportunidade de conhecer o Evangelho por falta de acesso a este livro sagrado.
O valor de uma Bíblia para um cristão no Oriente Médio gira em torno de R$ 14,00. Isso dependendo da localidade e dos custos de entrega secreta. Junto desta carta, propomos um valor de contribuição que corresponde a 8 exemplares. O valor do boleto é apenas uma sugestão. Se não quiser, ou não puder doar, simplesmente desconsidere-o. É importante ressaltar que só enviaremos o produto para contribuições a partir do valor estipulado no boleto.
Se fizermos com que Bíblias cheguem do outro lado do mundo, Deus cumprirá Sua Palavra, que diz: "Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei" - Isaías 55.11-12.
Eu não sei o valor que o seu exemplar da Bíblia tem para você. Mas sei que, para milhares de cristãos, ele pode custar a própria vida.

Pr. Carlos Alfredo de Souza
Secretário geral
Missão Portas Abertas

PS: Muitos cristãos, como Sung, ainda aguardam o momento em que saberão o fim de histórias bíblicas como a de Moisés.